quinta-feira, 12 de julho de 2007

3.1.1 Os pedaços espalhados comunicam-se entre si? Como neurônios. Que se fale então em sistema: “um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objectivo e efetuam determinada função.”

4. Nietzsche: não há um órgão central do pensamento. O pensamento está espalhado por todo o corpo. Assim como o eu é apenas uma configuração momentânea de forças que lutam entre si sem que haja vencedores em definitivo.

5. Uma coisa feita de partes mas que é um todo maior que a soma das suas partes.

6. Re-paginação de forças: em todo o corpo a co-relação de forças atenta, aponta para relação de forças. Se é relação então o poder está em todas as partes. Seja eu esta colagem, esta sobreposição e condensamento dos homens do Blue Man Group com Michel Foucault. Uma pessoa que segura pelos cabelos a coisa que por hábito se chama “Eu” está atravessada por relações de poder e só pode ser considerada nos movimentos de idas e vindas, no palco da crueldade. Se para Foucault o poder produz verdade e saber, então a cola Le Blue Foucault, espeta, cavouca e grita alguma verdade oriunda de uma luta travada no corpo.

Nenhum comentário: